APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS COM O USO DE NOSSAS BIBLIOTECAS
APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS COM O NOSSO BLOG
Vias Públicas Como Elementos Fundamentais nas Cidades
Por: Equipe Carolina Araújo Cursos Online
O desenvolvimento urbano possui uma série de características comuns, onde incluem-se diversas ações de manutenção e requalificação das estruturas ambientais, oferecendo funcionalidade, serviços e mobilidade. A mobilidade urbana trata de questão de forma geral atuando diretamente nos diferentes sistemas de circulação tanto de veículos, como de pessoas, vinculando-se diretamente à organização territorial, direitos humanos e sustentabilidade.
A necessidade de locomoção sempre fez parte da humanidade, porém tornou-se fundamental a partir da revolução industrial, marcada pelo aumento populacional e o encorajamento as ações comerciais.
As funções urbanas de maior importância, encontram-se estruturadas através da:
-
Organização e planejamento das vias e circulações;
-
Setorização do espaço enquanto cidade;
-
Melhoria dos diferentes sistemas de transporte, coletivos ou privados.
O traçado das vias dentro do espaço atua como agente da expansão imobiliária permitindo a valorização da terra e a regularização do crescimento da cidade, principalmente pela qualificação de deslocamento, dessa forma é possível afirmar que as vias desenham o território urbano.
O sistema de vias é definido como uma superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, dividindo-se em: pistas de rolamento, calçadas, acostamentos, ilhas, canteiros centrais, componentes estruturais e tecnológicos, possíveis de romper de barreiras naturais utilizando de tecnologias construtivas como túneis, viadutos e pontes.
As vias urbanas podem ser divididas em: via de trânsito rápido; via arterial; via coletora e via local.
-
Via de Trânsito Rápido: Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
-
Via Arterial: Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
-
Via Coletora: Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
-
Via Local: Caracterizada por interseções em nível sem uso de semáforos, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
As vias públicas formam os principais sistemas de ligações e deslocamentos territoriais da maioria dos municípios brasileiros. O traçado das vias favorece a implantação de infraestruturas urbanas locais, atribuindo condições de existência e desenvolvimento de elementos fundamentais para a construção de uma cidade. A implantação de quaisquer componentes urbanísticos, inclusive setores produtivos dependem do traçado das vias para se integrarem e se desenvolverem.