APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS COM O USO DE NOSSAS BIBLIOTECAS
APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS COM O NOSSO BLOG
Aplicação de Containers na Construção Civil
Por: Equipe Carolina Araújo Cursos Online
Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.
Para tanto, recomenda-se: mudança dos conceitos da arquitetura convencional na direção de projetos flexíveis com possibilidade de readequação para futuras mudanças de uso e atendimento de novas necessidades, reduzindo as demolições; busca de soluções que potencializem o uso racional de energia ou de energias renováveis; gestão ecológica da água; redução do uso de materiais com alto impacto ambiental; redução dos resíduos da construção com modulação de componentes para diminuir perdas e especificações que permitam a reutilização de materiais.
Entre os materiais residuais que atualmente se destacam na aplicação arquitetônica, está o container marítimo, apresentando grande potencial como matéria prima-estrutural para ser adaptado como novos edifícios.
A reutilização de containers na construção atende as ações necessárias ao desenvolvimento sustentável, contribuindo com o meio ambiente, pois preserva recursos naturais que seriam extraídos, promove a reutilização de materiais de qualidade, reduz etapas construtivas, e consequentemente proporciona a redução de resíduos durante a obra.
Aplicação do container na construção civil
Os containers mais utilizados na construção civil são os high cube devido ao pé-direto mais alto. Os projetos em containers no início foram declarações e manifestos mostrando que um único módulo seria suficiente para criação de espaço de moradia.
Conforme este tipo de construção foi evoluindo, passaram a ser construídas residências com volumes extrudados das dimensões padrão do container com a intenção de possibilitar mais eficiência no uso do espaço interno.
Uma grande conquista para a arquitetura em containers foi o empilhamento de várias unidades em formações maiores, removendo paredes intermediárias para a criação de grandes espaços internos. A figura 2 ilustra edifício, cuja construção demonstra possibilidades de arranjo entre os containers.
A possibilidade de combinar o container com outros materiais, resultando em projetos mais dinâmicos. A mescla de materiais trona o container personalizado. A figura 3 apresenta um exemplo da mescla de materiais e o container.
Benefícios da construção utilizando containers:
-
Reutilização de materiais - além de aproveitar material nobre descartado, o uso de contêiner gera economia de recursos naturais.
-
Redução de entulho e de outros materiais
-
Respeito ao perfil do terreno - o container pode ser assentado no terreno mesmo quando o mesmo apresenta desníveis significativos.
-
Economia na fundação e redução no uso de materiais - o sistema de fundação necessário para a locação da obra, pode variar entre sapatas convencionais em concreto armado, radier, entre outros, mas no geral representam grande diferença econômica em comparação a construção de alvenaria convencional.
-
Reaproveitamento de peças metálicas - as peças de recorte para instalação das esquadrias podem ser reaproveitadas.
-
Esse tipo de material possui muita flexibilidade, ou seja, pode ser desmontado e montado facilmente.
-
O container ajuda a manter uma boa permeabilidade do terreno.
-
Material com alta resistência e durabilidade;
-
É modular, criando oportunidades futuras de expansão.
A utilização de container na construção civil, agrega aspectos positivos como: a redução de materiais empregados, a redução dos trabalhos de fundações, terraplenagem, estrutura, mão-de-obra. Consequentemente agiliza a execução, além de minimizar a quantidade de resíduos.
Identificado como uma tendência inovadora na arquitetura, multidimensional com capacidade em atender aos requisitos técnicos de adaptação a diferentes situações construtivas, econômicos representando redução no investimento em até 20%, o uso desses elementos garante muito mais do que personalidade a obra.
O uso de containers na construção civil, apresenta grande potenciais construtivos, aliando conceitos de sustentabilidade, eficiência energética, economia e estética.